Quem Somos

Os fundadores da ABC à frente da Biblioteca Afonso d.E’ Taunay, no dia 1º de maio de 1983, data da fundação da Academia.

Literatura, Artes & Ciência

A Academia Barretense de Cultura, ABC, fundada em 1º de maio de 1983 por vinte membros na cidade de Barretos em reunião na Biblioteca Municipal “Afonso d.E Taunay’. é uma entidade cultural privada, sem finalidade lucrativa.

Segundo seu Estatuto, a ABC tem como principal propósito agrupar cidadãos dedicados à Literatura, às Artes e à Ciência, além de promover na comunidade o incentivo cultural em todas as suas formas.

A Academia hoje

Atualmente, possui 40 membros ocupantes de cadeiras dedicadas a patronos e patronesses cuja produção cultural foram essenciais ao desenvolvimento artístico, científico e literário na cidade de Barretos. Dentre seus membros, existem os acadêmicos fundadores, acadêmicos efetivos, acadêmicos correspondentes e acadêmicos em memória. Sua sede, denominada “Centro de Convivência Cultural Acadêmico João Monteiro de Barros Filho’, e localiza na Rua 20, nº 1425, entre as avenidas 5 e 7. A sede conta com os seguintes departamentos abaixo:

"Biblioteca Olivier Waldemar Heiland"

Criada em 1998, quando ocorreu a doação da biblioteca particular do jornalista Olivier Waldemar Heiland (patrono da cadeira 38), a biblioteca da ABC se estruturou ainda mais em 2005 com a doação de livros feita pela família do “acadêmico em memória” e fundador Matinas Suzuki. Conta nossa Biblioteca com mais de 5.000 livros de diversas áreas do conhecimento, principalmente Literatura, História, Antropologia, Filosofia, Sociologia e Ciências.

De autores nacionais e estrangeiros, a biblioteca possui um acervo de obras especiais, sendo seu exemplar mais antigo datado de 1886; além de conter coletâneas raras como a “Brasiliana” da década de 1930 com 305 volumes e Anuários originais do Museu Imperial. Ainda mais, obras essenciais à história de cidades da região e de Barretos são preservadas e utilizadas para pesquisas, como os seguintes livros de autores locais: “Caretas do Zé Meneis e outros bichos careteiros” (1933), “Barretos de Outrora” (1954), o Álbum Comemorativo do 1º Centenário da Fundação Stuart de Barretos” (1954), “Espiral: história do desenvolvimento cultural de Barretos” (1985), dentre outros.

“Barretos de Outrora” original de 1954, assinado pelo autor Osório Rocha.
Coletânea Brasiliana pertencente à Biblioteca ABC

"Pinacoteca da ABC" e

"Galeria de Artes de Geraldo Stuart Rangel"

‘A ABC conta com uma Pinacoteca com mais de 50 obras doadas por acadêmicos e demais artistas de Barretos. Parte desta, nasceu do projeto “Pinacoteca Poética” no ano 2000, idealizado pela presidente na época, acadêmica Conceição Aparecida Ribeiro Borges. Nesta Ocasião, acadêmicos e convidados produziram obras de arte inspiradas nas poesias dos patronos e acadêmicos literatos.

A Agregando valor à história da cidade, à literatura como inspiração, ao momento artístico de Barretos e aos patronos da ABC. A este projeto da Pinacoteca Poética, que também culminou com a publicação de um livro, foram reunidas 43 telas. Posteriormente, a ABC recebeu mais doações de obras de artistas locais que acreditaram no potencial de salvaguarda da instituição e na disseminação de suas obras através de constantes exposições.

Em outubro de 2019, a ABC inaugurou a Galeria de Artes Geraldo Stuart Rangel ampliando o seu acervo de obras de artes com autoria de barretenses e homenageando o artista que tanto contribuiu com a cidade de Barretos.

Auditório "Acadêmica Conceição Aparecida Ribeiro Borges"

É neste auditório, reformado em 2017, que a ABC recebe a comunidade barretense, bem como artistas, literatos e amantes da cultura para seus principais eventos, os quais envolvem saraus (como o tradicional “Sarau A Arte dando Canja”), lançamento de livros, palestras, exibição de filmes, exposições artísticas, intervenções teatrais e diversas apresentações.